sexta-feira, 16 novembro(38)99114-1908

AGRO/NM REALIZA 1º SIMPÓSIO NORTE MINEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

Para o engenheiro agrônomo Fernando Britto, chefe de gabinete da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e ex-diretor da Agro/NM, a aplicação de novas e modernas tecnologias na agricultura regional, já uma realidade, mas para poucos produtores.

                     Já se encontram abertas as inscrições para os interessados em participarem do 1º Simpósio Norte Mineiro de Agricultura de Precisão, que será realizado em Montes Claros durante os dias 05 e 06 de novembro pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas (Agro/NM).  Esse encontro, segundo seus coordenadores, tem como objetivo, não só promover o aprimoramento das operações agrícolas, mas também divulgar novas tecnologias desse segmento do agronegócio através de palestras e troca de experiências e conhecimentos técnicos de usuários da agricultura de precisão.

                             Dessa forma, a direção da Agro/NM acredita estar propiciando aos profissionais da agronomia, a oportunidade de um maior aperfeiçoamento profissional na área do agronegócio, que vive, nos últimos anos, num crescente desenvolvimento tecnológico. Espera-se uma grande participação de profissionais e estudantes que fazem parte do Sistema Confea/Crea, pesquisadores da área da agricultura de precisão e produtores norte mineiros.

                                   Para o engenheiro agrônomo Fernando Britto, chefe de gabinete da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e ex-diretor da Agro/NM, a aplicação de novas e modernas tecnologias na agricultura regional, já uma realidade, mas para poucos produtores. E esse seminário vem ao encontro dessa necessidade de mostrar as vantagens e expandir os conhecimentos dessas tecnologias no agronegócio regional. Britto afirma isso, baseado no trabalho que vem desenvolvendo há mais de três décadas, em quatro perímetros públicos de irrigação, implantados pela Codevasf no vale do rio São Francisco em Minas Gerais.

VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO   

            Explicando a importância desse evento para o agronegócio norte mineiro, a Agro/NM diz em seu material de divulgação, que a agricultura dita “convencional”, com intensa aplicação de insumos e impacto ambiental negativo, vem sendo cada vez mais questionada em sua viabilidade, com forte pressão da sociedade quanto ao desenvolvimento de tecnologias limpas, com maior sustentabilidade e com retornos sociais e econômicos satisfatórios. Assim, os fundamentos da agricultura de precisão permitem benefícios nos mais diversos campos de atuação. Cita como exemplo, a aplicação localizada e bem dimensionada de agroquímicos  que contribui para reduzir o impacto no ambiente e, ainda, que o aumento substancial do fluxo de informações no processo de tomada de decisões para a produção rural pode diminuir o risco de insucessos.

                            Durante os dois dias do Simpósio serão proferidas palestras e um painel com os temas: A ciência e a tecnologia no agronegócio de Minas Gerais; Agricultura de precisão e suas principais ferramentas; Mapeamento de atributos de solo e planta; Sistemas de manejo em agricultura de precisão; Zootécnica de precisão; Floresta de precisão; Irrigação de Precisão e Painel com usuários de agricultura de precisão

 

 

Fonte:CODEVASF – 1ª/SR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo não pode ser reproduzido sem permissão do Administrador