terça-feira, 15 outubro(38)99114-1908

Abrigo do Norte de Minas participou de roda de conversa em BH

Reunião foi em BH — Foto: Leando silva/Divulgação

   O Abrigo Lar São Francisco, sediado atualmente em Januária, no Norte de Minas, participou da Roda de Conversa “O Trabalho do Assistente Social no Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes”, realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais, em Belo Horizonte, quando apresentou os desafios de manter essa instituição, que foi criada em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), com o apoio das prefeituras parceiras. O Abrigo recebe adolescentes em vulnerabilidade social.

Conforme as orientações técnicas o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes precisa investir em capacitações, que são indispensáveis para se alcançar a qualidade no atendimento, visto se tratar de uma tarefa complexa, que exige equipe com conhecimento técnico adequado. Para adaptação a rotina institucional é fundamental o acompanhamento sistemático do profissional, incrementado com capacitações continuadas. As demandas de um serviço de acolhimento exigem resolutividade, rapidez e mobilidade, pois, com o passar do tempo, pode-se gerar um automatismo de respostas dos profissionais.

Foi para atender essas orientações que a Diretoria de Assistência Social do Codanorte, responsável por administrar o Lar São Francisco mandou a equipe técnica para Belo Horizonte, visando à participação da Roda de Conversa. A unidade foi criada em dezembro de 2018 e atualmente fica na cidade de Januária, mas vai mudar ainda esse ano para Pedras de Maria da Cruz, onde a despesa com aluguel do imóvel é mais barato. Está com 10 internos. Os custos mensais somam R$ 56 mil, rateados pelas Prefeituras de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz.

Fonte: gazetanortemineira.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo não pode ser reproduzido sem permissão do Administrador