domingo, 25 julho(38)99114-1908

Avenida de Montes Claros ganha 100 palmeiras

Do Parque Milton Prates à saída para Pirapora, árvores se estendem por quatro quilômetros

image 12Foto: Internet/Divulgação

  Dispostos a melhorar o visual e a qualidade de vida na cidade, moradores de Montes Claros começaram um projeto de plantio de árvores. Do Parque Municipal Milton Prates até a saída para Pirapora, cerca de quatro quilômetros da avenida Francisco Gaetani estão sendo contemplados com o plantio de 100 palmeiras adultas, da espécie Rabo de Raposa, adquiridas pela iniciativa privada.

A escolha da espécie, de acordo com o empresário Paulo César Santiago, idealizador do projeto – que inclui outros empresários da região –, foi baseada na beleza da planta e na facilidade de adaptação. Sem revelar custos, ele disse que o resultado compensa o investimento.

“É uma palmeira que cresce até cinco ou seis metros, diferentemente da Palmeira Imperial, que cresce entre 10 e 15 metros, mas que tem uma folhagem muito bonita e vai enfeitar a avenida”, observa.

Cerca de 20 profissionais, contratados pelos empresários, foram envolvidos no plantio e caberá, em seguida, ao poder público, a missão de auxiliar nos cuidados.

“A palmeira é um ser vivo, uma criança que precisa de cuidados. A Secretaria de Meio Ambiente assumiu conosco o compromisso de apoiar na manutenção, até a chegada das chuvas. Todos nós juntamos esforços para ter uma paisagem mais bonita e agradável. Montes Claros precisa pensar em embelezar suas vias”, considerou o empresário.

Paulo César disse ainda que o esforço serve como dica para a prefeitura, que deve não apenas fazer vias, mas investir na urbanização.

APROVAÇÃO
A dona de casa Vera Nunes mora nas proximidades de um supermercado localizado na avenida e aplaude a ação. Entretanto, lamenta a pouca atenção do Executivo com o assunto. “Nosso clima é muito quente e qualquer sombra de árvore é bem-vinda. Ainda bem que temos pessoas conscientes na cidade, para fazer o que a administração municipal não faz. O verde faz a diferença e, além de dar vida à avenida, ameniza o calor”, comemora.

Otaílton Fernandes trabalha com jardinagem há cerca de 20 anos e diz que a escolha da planta foi perfeita. “A palmeira Rabo de Raposa é muito bonita e fácil de tratar. A princípio, as folhas amarelam um pouco, mas logo se adaptam. É uma planta que pode ser usada tanto em jardins domiciliares quanto em vias públicas. Não há nenhum inconveniente com o nosso clima”, afirmou. “Hoje, passei pela avenida e o aspecto já é outro”, contou ele.

Fonte: onorte.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *