E para esta sexta-feira (13) a tendência é o calor continuar e termos um novo recorde, já que os termômetros devem marcar 36ºC
Com umidade relativa do ar baixa é importante se hidratar Foto: Leo Fontes
Belo Horizonte registrou o dia mais quente do ano, nesta quinta-feira (12), quando os termômetros marcaram 35,4ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então o dia mais quente do ano tinha sido no último dia 3 de fevereiro quando foram registrados 35ºC.
E para esta sexta-feira (13) a tendência é o calor continuar e termos um novo recorde, já que os termômetros devem marcar 36ºC. Uma massa de ar quente e seco que está atuando em Minas Gerais é responsável pelas altas dos termômetros.
Os moradores da cidade devem ficar atentos a umidade relativa do ar que vai ficar bem baixa. Nesta quinta ela ficou em 15%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 60%. O ideal é se hidratar e umidificar o ambiente.
Confira as recomendações da Defesa Civil para evitar problemas de saúde em dias de baixa umidade:
– Hidrate-se durante o dia;
⠀
– Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
⠀
– Evite frituras;
⠀
– Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
⠀
– Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
⠀
– Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
⠀
– Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
⠀
– Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Fonte: otempo.com.br