22/10/2019 – 15h24
No fim da manhã desta segunda-feira (21), aconteceu uma solenidade de oficialização das artes marciais como parte integrante – ainda opcional – do ensino nas escolas municipais do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Crivella, do vereador Marcelo Arar, idealizador do projeto, e diversos nomes do esporte como Rodrigo Minotauro, Kyra Gracie, Sylvio Behring e Carlão Barreto.
A exemplo do que foi estabelecido nos Emirados Árabes há uma década, quando o Sheik Mohamed Bin Zayed Al Nahyan implementou o Jiu-Jitsu como disciplina obrigatória nas escolas do país, as artes marciais vão ser integradas ao programa de educação no município do Rio. Inicialmente, as aulas vão acontecer todos os sábados.
O projeto é uma idealização do vereador Marcelo Arar, conhecido da comunidade do Jiu-Jitsu. Faixa-preta da Alliance, Arar também foi um dos responsáveis pela recente construção da estátua em homenagem a Carlson Gracie em Copacabana: “Entendemos que as artes marciais e o estudo não são excludentes. Muito pelo contrário, se complementam. Os ensinamentos preconizados no tatame, como respeito ao próximo e à hierarquia, determinação, resistência fora da zona de conforto e a busca pelo perfeccionismo na execução da técnica são atributos que podem e devem ser transportados para todas as áreas da vida, incluindo aí a própria carreira escolar”, disse Marcelo Arar.
O Projeto Escola de Lutas, em princípio, vai contemplar o Jiu-Jitsu, Capoeira, Taekwondo, Judô e Boxe nas escolas municipais. As aulas começam já neste sábado (26) em cerca de 100 unidades escolares do município. A Prefeitura projeta que o número até o fim do ano seja de 300 escolas atendidas. A rede municipal conta atualmente com aproximadamente 1500 unidades.
Fonte: gazetanortemineira.com