domingo, 11 abril(38)99114-1908

Curso de Agronomia do ICA celebra vinte anos de implantação

O curso foi o primeiro de graduação oferecido pela UFMG em Montes Claros; solenidade conta com palestras e outras atividades

08/11/2019 – 16h22

Viveiro ICA crédito Amanda Lelis UFMG 14Foto: Amanda Lelis / UFMG

Em 1998 foi criado o primeiro curso de graduação no então Núcleo de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Localizado no antigo Colégio Agrícola de Montes Claros, em 2008, o núcleo passou para o status de Instituto de Ciências Agrárias (ICA), se caracterizando como a única unidade acadêmica da UFMG fora da capital mineira. A primeira turma do curso ingressou no campus em 1999. Para celebrar os vinte anos de oferta do curso de graduação em Agronomia, o ICA prepara dois dias de programação especial.

O evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Bloco C, no campus do ICA. Estão programadas palestras, exposição de fotografias e mesas de debate. O evento é aberto e haverá emissão de certificados para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online e no dia do evento.

A implantação do curso abriu caminho para a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação pela Universidade no Norte de Minas e consolidou a presença da UFMG na região com produção de conhecimento científico, formação superior de qualidade e gratuita e com a oferta de ações de extensão que estreitaram os laços entre Universidade e sociedade. “Os vinte anos da agronomia simbolizam vinte anos de sonhos. Sonhos de pessoas que se esforçaram incansavelmente para a criação e continuidade do curso. Sonho dos alunos que já se formaram e ainda formarão”, comentou o professor Alcinei Místico, professor do ICA e coordenador do curso.

O professor ressalta que o campus da UFMG de Montes Claros tem grande importância social para o Norte de Minas Gerais. “Nesta região se destacam atividades agrícolas desempenhadas principalmente por pequenos produtores rurais, o que está em sintonia com o curso de Agronomia. Neste contexto, o nosso campo amplia a relevância social da UFMG e abrangi mais atividades de ensino, pesquisa e extensão no Estado de Minas Gerais. Para nós é uma grande alegria visualizar o sucesso de nosso curso e saber que contribuímos para que outros cursos tenham sido criados em nossa unidade”, reforçou.

De acordo com o professor, a criação do curso contribuiu para o desenvolvimento regional e formação de pessoal, aliados à oferta de atividades de extensão que proporcionam a otimização de sistemas produtivos na região.  “Nossos egressos também tem grande importância neste desenvolvimento. Temos egressos atuando com excelência, não apenas no norte de Minas Gerais, mais em todo o território Brasileiro e também em outros países. Muitos de nossos egressos são referências em suas áreas de atuação em universidades, empresas públicas e privadas. Olhamos nossos egressos com o sentimento de dever cumprido e sabemos que nossos atuais discentes e os que virão também nos darão muito orgulho”, destacou Alcinei.

Programação

A cerimônia de abertura será realizada às 18h na segunda-feira, dia 11 de novembro, seguida de homenagens e palestras. Entre os temas das palestras do primeiro dia estão: caixa de assistência de profissionais do CREA e a nova matriz curricular do curso.

O encerramento será com a mesa redonda com o tema “O Agrônomo do futuro: o que se espera dos profissionais no século XXI”. Participam representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea) e da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Norte de Minas (Supram-NM).

A programação do segundo dia, terça-feira, 12, inicia às 13h com a palestra “Desafios na Agronomia”, ministrada pelo egresso do curso João Ramos Oliveira. E seguida de duas mesas redondas, com os temas: “Carreira pública para o Engenheiro Agrônomo – experiências e desafios”, com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Públicas de Divinópolis; e com o tema “P&D ou vendas? Campo ou escritório? O Engenheiro Agrônomo na iniciativa privada”, com representantes de empresas da região.

Ainda na terça-feira, será realizado um plantio de árvore no campus em comemoração ao aniversário do curso.

Fonte: webterra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *