sábado, 24 julho(38)99114-1908

Defesa Civil de Minas Gerais faz alerta de tempestades severas em mais de 60 cidades do estado

Segundo órgão, além das chuvas fortes, a possibilidade de temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial.

24/01/2020 – 11h21

m m 32

A população de diversas áreas do Estado de Minas Gerais estão em estado de alerta por causa da previsão de chuva forte que devem atingir a partir da tarde desta quinta-feira (23 de janeiro) até sábado (25). O maior volume está previsto para sexta-feira (24).

De acordo com a Defesa Civil, a possibilidade de tempo severo, incluindo temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Segundo o órgão, a previsão aponta ainda que os totais pluviométricos podem alcançar de 100 milímetros a 250 milímetros, impactando severamente cerca  de 60 cidades do estado mineiro. (Confira a lista abaixo)

O Governo de Minas Gerais e as equipes de Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) elaboraram nessa quarta-feira (22), um plano de ação para as chuvas dos próximos dias. As atividades incluem o mapeamento de áreas de risco e a divulgação de alertas locais com grande chance de inundação e alagamento. Além disso, os municípios devem criar uma lista de abrigos e locais de acolhimento de moradores.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), disponibilizará estrutura para auxiliar os municípios em casos emergenciais. Participam do acordo 13 cidades: Belo Horizonte, Sarzedo, Santa Luzia, Betim, Ribeirão das Neves, Contagem, Sabará, Mariana, Ouro Preto, Nova Lima, Vespasiano, Pedro Leopoldo e Rio Acima.

Os postos de saúde e as estruturas de assistência social também devem operar em regime especial. Cada prefeitura vai elaborar um documento único com os locais de risco, que será divulgado à população. Além disso, segundo o coordenador-adjunto da Cedec, coronel Flávio Godinho, os municípios terão apoio de aplicativos de trânsito para bloquear vias perigosas para os usuários durante as chuvas.

Segundo o ambientalista, José Gomes de Assis, de Montes Claros, 2019 não foi bom de chuvas e a cidade encerrou o ano com 526,2mm, bem abaixo da média anual que é de 921,9.  Já em 2020, foi o oposto, e mês de janeiro tem uma média histórica de 136,1mm e até essa quarta-feira já choveu 256,1mm.

“As chuvas sempre trazem boas novas para todos nós. Só causa estragos e inundações devido a projetos mal elaborados ou ocupações do solo inadequadamente feitos pela população”, explica José Gomes.

O Eduardo Marques, que é engenheiro e coordenador da Defesa Civil de Montes Claros, ressalta a importância da atenção da população, em relação aos alertas emitidos pelos órgãos competentes. “A população dos locais que já tem um histórico de alagamentos, precisam ficar preparados e em estado de alerta. Toda a equipe da Defesa Civil irá reunir com o Corpo de Bombeiros da cidade de Montes Claros, para alinharmos estratégias de segurança para todos”, falou o engenheiro.

Orientações à população

A Defesa Civil Nacional orienta que as pessoas que moram em áreas de risco, ou que já tenham registrado desastres anteriormente, devem procurar os órgãos locais de Defesa Civil para ter acesso ao plano de contingência para suas regiões. É importante conhecer as rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio ao desastre.

A Sedec atua constantemente enviando alertas aos órgãos competentes sobre riscos de desastres naturais, assim como para a população, por meio de SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura.

Os moradores de Minas Gerais podem receber gratuitamente alertas meteorológicos sobre a região em que vivem enviando uma mensagem de texto com o CEP de sua residência para o número 40199.  Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

Confira as cidades em alerta, segundo a Defesa Civil.

Belo Horizonte e Região Metropolitana, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Uberaba, Araxá, Passos, Pimhui, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Campo Belo, Varginha, São Lourenço, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora, São João del Rei, Oliveira, Formiga, Divinópolis, Bom Despacho, Patos de Minas, Paracatu, Três Marias, Pará de Minas, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Cataguases, Ubá, Viçosa, Muriaé, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira, Sete Lagoas, Curvelo, Pirapora, Unaí, Januária, Montes Claros, Bocaiúva, Grão Mogol, Janaúba, Salinas, Pedra Azul, Almenara, Araçuaí, Nanuque, Teófilo Otoni, Peçanha, Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro, Ipatinga, Caratinga e Aimorés.

Fonte: webterra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *