17/01/2020 – 11h40
O governador Romeu Zema sancionou nesta quinta-feira (16/01) o orçamento do estado para 2020 contemplando R$ 40 milhões em recursos para o Norte e o Nordeste de Minas Gerais. Desse total, R$ 22 milhões são fruto da emenda nº 135, do deputado Virgílio Guimarães, aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que garantiu prioridade a obras de abastecimento de água no semiárido mineiro. A medida permitiu a inclusão dos recursos à Lei Orçamentária Anual – LOA, ampliando o valor a ser repassado ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene.
“Essa é uma grande vitória para a população da região que sofre com os efeitos da seca. Certamente esses investimentos serão fundamentais para que mais famílias tenham a oportunidade de realizar o sonho de ter água em casa”, comemorou no deputado.
Virgílio Guimarães também ressaltou o apoio da Bancada do Norte na defesa da ampliação dos recursos e de outras bandeiras importantes para a região. Ele lembra que umas das conquistas foi ainda no primeiro semestre de 2019, quando foi votada a reforma administrativa do Estado e a bancada apresentou emendas que mantiveram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico políticas públicas voltadas para o Norte de Nordeste de Minas Gerais, antes executadas pela Sedinor – extinta no governo atual. Uma outra emenda garantiu uma Subsecretaria de Ensino Superior, para abrigar a Unimontes e a Uemg.