ENTREVISTA
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdeir Dantas, fala sobre ações e programas da secretaria no município, projetos realizados e sobre o planejamento em prol do desenvolvimento da agricultura e da preservação do meio ambiente em Espinosa.
Prestes a completar 5 anos frente à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o empresário Valdeir Dantas fala sobre as principais realizações e conquistas da pasta.
JORNAL DE ESPINOSA – Quais as principais funções da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente?
VALDEIR DANTAS: Apoiar o desenvolvimento da agricultura e pecuária no município, buscar melhorias e o atendimento da população da zona rural em suas variadas demandas. Além disso, cuidar, defender e garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para toda a população espinosense.
JORNAL DE ESPINOSA – Como é o trabalho de manutenção e assistência aos poços artesianos no município?
VALDEIR DANTAS: Por meio da equipe responsável, os poços tubulares que atendem diversas comunidades rurais do município recebem manutenções frequentes e acompanhamento do funcionamento. O serviço de manutenção consiste em atendimentos emergenciais, manutenções preventivas, substituição por equipamentos reservas até o conserto das peças, reparos em bombas e painéis, ações estas a fim de garantir o devido funcionamento e acesso a água da população rural. Para você ter dimensão da importância deste serviço, temos atualmente 132 poços em funcionamento no município. Encontramos 27 poços parados e colocamos para funcionar, porque sabemos que é fundamental para a população. A demanda é grande, mas vamos organizando para atender todos.
Secretário e equipe de trabalho durante entrevista
JORNAL DE ESPINOSA – De que forma a secretaria vem atendendo às demandas dos agricultores na questão do seguro safra?
VALDEIR DANTAS: O Garantia-Safra (GS) é um programa que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios que são atingidos pela perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem. Todo ano, o município realiza a adesão ao programa, realiza o pagamento do aporte financeiro, pois vê a necessidade dos agricultores em ter essa renda, visto o longo período de seca que atinge nossa região. Além disso, é a feita mobilização da população para inscrições, por meio de reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), disponibilização dos boletos aos agricultores e demais providências solicitadas pela coordenação do programa. Vale ressaltar também que é um trabalho em conjunto com a Emater que também tem papel fundamental para o desenvolvimento do programa no município.
JORNAL DE ESPINOSA – De que forma a secretaria realiza a poda das árvores nas ruas, avenidas e praças do município?
VALDEIR DANTAS: Nosso município é bastante arborizado e isso reflete na grande demanda pelos serviços de poda, por isso, definiu-se um cronograma para atendimento de todos os bairros e praças, além das comunidades rurais que necessitam deste trabalho. Assim, a equipe responsável tem realizado a poda das árvores seguindo cronograma, além do atendimento de demandas pontuais que chegam até a secretaria. Presta-se ainda o serviço do recolhimento dos galhos das podas e corte, contando atualmente com dois caminhões para esta atividade.
JORNAL DE ESPINOSA – Como é feita a distribuição e o plantio de mudas de árvores pela secretaria?
VALDEIR DANTAS: A secretaria recebe por meio de doação, sejam por instituições públicas, privadas, universidades, como o IEF (INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS), ou adquire de produtores do próprio município, as mudas a serem doadas à população. Há ainda parcerias com outras instituições, como o Pró-Mananciais, desenvolvido com a COPASA. Por meio do Projeto Adote uma Árvore é feita as doações de mudas nativas frutíferas, ornamentais ou de sombra para a população, sendo registrado e entregue certificado de participação no projeto.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente é responsável ainda pelo plantio de mudas em espaços públicos, escolas municipais, praças públicas e jardins, prezando pela arborização do município. Os resultados obtidos com o Projeto “Adote uma Árvore” se refletem no número de mudas já doadas e plantadas, sendo aproximadamente 24.200 mudas doadas e a constante procura por parte da população. O Projeto tem sido efetivo na promoção do plantio de árvores nativas, na participação de população espinosense, possibilitando a formação do sujeito ecológico e colaborando para o estabelecimento de hábitos e atitudes preservacionistas e de uso sustentável dos recursos naturais.
JORNAL DE ESPINOSA – Como surgiu a ideia de realizar a feira no mercado municipal na sexta-feira e no sábado? São muitos os elogios.
VALDEIR DANTAS: A ideia surgiu no período de pandemia, a fim de evitar tumultos e diminuir a possibilidade de contágio, foi estabelecido a realização da feira nesses dias. Como a aceitação da população foi ótima, com o movimento expressivo na sexta-feira, manteve-se mesmo após a retirada das medidas de prevenção a covid. Vejo que foi um grande acerto, trazendo mais possibilidade de compra e venda aos produtos produzidos e com a população bastante satisfeita.
JORNAL DE ESPINOSA – Outro projeto bastante elogiado é a volta da feirinha da agricultura familiar às quartas-feiras. Como você enxerga essa volta?
VALDEIR DANTAS: A feirinha da agricultura familiar é uma grande demonstração da força que a agricultura tem em nosso município e deve ser incentivada e apoiada pelo Poder Público e pela população. Vejo que com muito positividade essa volta, cada vez mais estabelecida no local, no dia definido, com a venda e procura bem satisfatória, além de ser um incentivo a agricultura familiar do nosso município que garante alimentos à nossa mesa.
JORNAL DE ESPINOSA – O município tem comprado grande parte dos alimentos escolares dos agricultores da região. É uma forma de gerar empregos e renda?
VALDEIR DANTAS: Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) as escolas municipais e estaduais realizam a compra de produtos diretamente da agricultura familiar. Acredito que seja uma forma de garantir alimentos de qualidade para os alunos, produzidos e característicos do nosso município. Além disso, é sim uma forma de garantir demanda à produção dos nossos agricultores e agricultoras familiares, gerando renda e incentivo à agricultura familiar.
JORNAL DE ESPINOSA – O que pode nos adiantar sobre o Programa Água Doce (PAD) em Espinosa?
VALDEIR DANTAS: O município contará com 05 sistemas de dessalinização de água nas comunidades rurais de Barro Vermelho, Caititu/Capivara de Baixo, Juremal, Barriguda e Roça Velha/Sanharol. As estruturas já foram construídas, já foram realizadas reuniões de mobilização social e oficinas de sustentabilidade ambiental nas comunidades contempladas e após os últimos ajustes na parte elétrica e instalação do equipamento será planejada junto com a Defesa Civil Estadual a inauguração dos sistemas para atender nossa população. Esse é um projeto que com certeza trará mais qualidade de vida, por meio do fornecimento de água de qualidade à população. Ainda sobre o acesso à água, gostaria de mencionar que a administração tem disponibilizado 4 caminhões pipas para atendimento das comunidades rurais com água potável, é um serviço extremamente importante e com muita demanda, mas que não medimos esforços em atender a todos. Além disso, desenvolve projetos de instalação e ampliação de rede de água para comunidades rurais a serem enviados para órgãos estaduais, federais. Muitas comunidades já receberam caixas d’água, canos, materiais para instalação de poços tubulares, perfuração de poços, entre outros.
JORNAL DE ESPINOSA – Quais são os propósitos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para este ano?
VALDEIR DANTAS: Dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e buscar mais ações que venham trazer mais qualidade de vida a população rural e fortalecimento da agricultura. E ainda, trabalhar junto com a população na conservação do meio ambiente, seja na preservação dos nossos recursos naturais, promover a educação ambiental, formando sujeitos que se sintam parte e responsáveis pelo meio ambiente que vivem.
JORNAL DE ESPINOSA – Para finalizar, que mensagem você deixaria para os agricultores, os pecuaristas e o homem do campo de nosso município?
VALDEIR DANTAS: Gostaria de ressaltar a importância dos agricultores e agricultoras para o desenvolvimento e manutenção do nosso município, que mesmo com as dificuldades e com condições as vezes mínimas lutam e trabalham em suas atividades dia após dia, vocês são exemplos de resistência. Nós, como administração municipal, estaremos sempre buscando recursos, programas, ações que venham beneficiá-los e estamos sempre abertos a escutar e buscar soluções para as demandas existentes. Fica aqui o meu forte abraço e a certeza de que lutamos juntos pela melhoria da qualidade de vida de toda a nossa população