sexta-feira, 19 abril(38)99114-1908

Equipe de 85 militares é enviada para combater incêndio na Serra do Mel, em Montes Claros

Brigadistas e voluntários também auxiliam no combate, que começou no domingo (15). A estimativa é de que 82 hectares já tenham sido queimados.

Brigadistas e voluntários também auxiliam no combate, que começou no domingo (15). A estimativa é de que 82 hectares já tenham sido queimados.

Uma equipe com 46 militares do Corpo de Bombeiros e 39 militares do Exército foi para a Serra do Mel, em Montes Claros (MG), na madrugada desta quinta-feira (19). O efetivo irá dar continuidade ao combate ao incêndio, que atinge a região e foram iniciados no domingo (15). Brigadistas e voluntários também auxiliam nos trabalhos. A estimativa é de que 82 hectares tenham sido atingidos, o que equivale a aproximadamente 82 campos de futebol. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.

Desde que a operação de combate começou esse é o maior número de militares enviados para o local. O tenente Caetano Amaral afirma que as equipes saíram por volta das 4h e um sobrevoo também está sendo feito. Por parte dos Bombeiros, as ações estão sendo coordenadas pelo coronel Fernando Augusto Alves Ferreira e pelo major Darlan Moreira Soares.

“As condições climáticas, com temperaturas mais amenas, permitem maior efetividade nos trabalhos. Além disso, com o sobrevoo é possível identificar onde estão os focos e qual a situação da área atingida, permitindo definir uma estratégia mais eficaz para empenho das equipes” explica. O sobrevoo é também importante para ajudar a mensurar a área atingida pelo incêndio.

Nesta quarta-feira (18), houve uma reunião com vários órgãos de segurança pública com o objetivo de traçar estratégias de atuação. Uma das decisões tomadas durante o encontro foi a de acionar o Exército, que foi incluído nos trabalhos de combate.

Autoridades em reunião na Risp, nesta quarta-feira (18) — Foto: Eduardo Gomes / Arquivo Pessoal

Sobre o incêndio

Fogo na região da Serra do Mel — Foto: Eduardo Gomes/Instituto Grande Sertão

Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou na Serra do Sapucaia e foi em direção a Serra do Mel. O primeiro acionamento ocorreu no sábado (14), mas não havia segurança para a atuação das equipes, já que a ocorrência entrou no período da noite.

Na madrugada do domingo (5), foram enviadas equipes para a área. Desde então, os trabalhos estão sendo feitos continuamente, com uma pausa durante a noite e madrugada, para evitar colocar a vida dos envolvidos em perigo. No decorrer dos dias, houve reforço com o aumento do número de militares, inclusive com suspensão de folgas.

A Corporação informou que está sendo realizado o combate direto com abafadores, bombas costais, moto serra e sopradores e combate indireto com a confecção de aceiros, aterro de troncos. Um helicóptero do Instituto Estadual de Florestal também lançou água nas chamas. A vegetação seca acaba se tornando uma espécie de “combustível” para o fogo. As condições do tempo e a topografia do terreno também colaboram para que as chamas se alastrassem.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *