Obras fazem parte do acervo do Museu Regional do Norte de Minas e serão expostas até o dia 29 de novembro no Campus sede da Unimontes.
Exposição será aberta às 19h desta quinta-feira (10) — Foto: Divulgação
Preservação do meio ambiente e sustentabilidade serão temas retratados na exposição ‘Insustentável: Um Eco na Arte’, que vai reunir 25 obras de artistas de 15 nacionalidades na sede da Unimontes, em Montes Claros, a partir desta quinta-feira (10). A exposição é o marco inicial das atividades da Associação Amigos do Museu, criada em agosto deste ano para fortalecer as atividades do Museu Regional do Norte de Minas e incentivar as ações culturais na região.
“As obras foram elaboradas a partir da Eco-92, que foi um encontro realizado no Rio de Janeiro em 1992, onde foi abordado entre as nações o desenvolvimento sustentável. O banco Bozano Simonsen convocou os artistas para criarem essa coleção. As obras passaram por várias países e o banco doou o acervo para o Museu Regional através da Unimontes”, explicou o membro da associação, Daniel Rocha. O Museu foi inaugurado em 2014 e reúne vários objetos que retratam a história da região.
Além da temática ambiental, as telas também têm um caráter de denúncia, conforme explica Daniel. “Elas denunciam a necessidade de se buscar um equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. O homem contemporâneo não venceu o obstáculo de lidar com recurso natural de forma sustentável”.
O acervo reúne artistas do Brasil, Cuba, Canadá, Colômbia, Uruguai, Porto Rico, Venezuela, México, Peru, Chile, Estados Unidos, Argentina e outros.
Serviço
A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de novembro de segunda a sexta-feira. Todos os dias, de 16h às 19h, as visitas serão mediadas por acadêmicos do curso de artes visuais da Unimontes.
Fonte: G1