domingo, 25 julho(38)99114-1908

Grande quantidade de óleo chega ao litoral norte de Ilhéus, na Bahia

O óleo chegou a uma região a 7,5 quilômetros ao norte do centro de Ilhéus, em uma área próxima à fazenda Nossa Senhora

25/10/2019 -14h58

snnksussichinushishshcsicpsorque s7qnzsmdomeuteadisee qunfcv cmeufncxknsauhfsnduiowkfifunkmijiipmioijomij9hManchas de óleo chegam em Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Divulgação

 Praias do litoral norte de Ilhéus (a 310 km de Salvador) foram atingidas por grandes manchas de óleo na manhã desta sexta-feira (25).

O óleo chegou a uma região a 7,5 quilômetros ao norte do centro de Ilhéus, em uma área próxima à fazenda Nossa Senhora. A região é conhecida por ser um dos trechos mais preservados e isolados do litoral da cidade, cercado por áreas de mata atlântica e fazendas de cacau.

O fato marca a chegada das grandes manchas de óleo ao sul da Bahia. No último sábado (19), o material já havia aparecido em Ilhéus e Itacaré, mas apenas na forma de pequenas pelotas e em pouca quantidade.

O material que chegou nesta sexta-feira já foi recolhido das praias por uma força-tarefa que reuniu servidores da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e grupos de voluntários.

A prefeitura ainda não sabe estimar quanto óleo foi retirado, mas informa que foi uma quantidade grande.

“Até a ontem, havíamos recolhido pouco mais de um quilo de óleo no litoral. Hoje, foi tanto óleo que precisamos de uma pá-carregadeira para retirá-lo. Felizmente, conseguimos limpar tudo”, afirma o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal (Rede).

Com cerca de 160 mil habitantes, Ilhéus é um dos principais destinos turísticos da Bahia e é conhecida por suas praias e pelas fazendas de cacau e fábricas de chocolate. Ficou conhecida ao servir de cenário para livros do escritor baiano Jorge Amado.

Esse é o segundo registro de óleo em grande quantidade em praias ao sul de Salvador. Nesta terça-feira (22), grandes manchas atingiram o balneário de Morro de São Paulo, em Cairu (176 km de Salvador). Ao todo, foi retirada 1,5 tonelada de óleo das praias do município.

Até a quinta-feira (24), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) registrou manchas de óleo em ao menos 233 locais de 88 municípios dos nove estados nordestinos.

Nas últimas duas semanas, a chegada do óleo tem se concentrado nos litorais de Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Fonte: otempo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *