quinta-feira, 16 julho(38)99114-1908

Levantamento da AMAMS aponta que 30 municípios do Norte de Minas decretaram Situação de Emergência

Imagem do cristo na entrada da cidade

Órgão expediu orientação aos prefeitos da região sobre as medidas legais que devem ser adotadas em razão da pandemia da doença.

Um levantamento realizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) apontou que, até a publicação desta matéria, cerca de 30 municípios do Norte de Minas já tinham decretado Situação de Emergência por causa do coronavírus; (veja a tabela abaixo).

Diante do fato, o órgão expediu orientação aos prefeitos do Norte de Minas sobre as medidas legais que devem ser adotadas em razão da pandemia da doença. O presidente Marcelo Felix, prefeito de Januária, entende que além do decreto, é necessário partir para a prática, como a suspensão das aulas em toda redes de ensino, acionar o Ministério Público para resguardar a situação das Prefeituras e ainda cobrar do Governo os recursos suficientes para socorrer a população nas necessidades. O primeiro município do Norte de Minas a decretar Situação de Emergência foi Montes Claros, na última sexta-feira (13 de março). Na edição de terça-feira, o município publicou novo decreto, com mais restrições.

Como médico, o presidente da AMAMS destaca a preocupação com a situação provocada pela pandemia e por isso, entende que toda medida que vier a ser adotada, apesar de provocar desgastes, sempre tem o foco de prevenção ou mesmo colocar em ação um protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e o Estado.

Ressalta que os municípios do Norte de Minas deve estar unidos, em rede, pois o primeiro caso confirmado provocará alastramento da doença em várias localidades.

Ele reforça que o Norte de Minas é o segundo maior entrocamento rodoviário do  Brasil, pois recebe fluxo de veículos das BRs 122, 135, 251 e 365, quando fazem a interligação Nordeste e Sudeste. A consequência direta pode ser observada, quando dois caminhoneiros de São Paulo apresentaram os sintomas quando passavam pelas BRs 135, em Bocaiuva e 251, em Montes Claros.

 

Confira a lista dos municípios em estado que decretaram Situação de Emergência

 

Bocaiuva – Bonito de Minas – Brasília de Minas

Buenópolis – Claro dos Poções – Conego Marinho

Coração de Jesus – Espinosa – Felixlândia

Janaúba – Francisco Dumont – Grão Mogol

Guaraciama – Ibiaí – Itacambira

Janaúba – Januária – Japonvar

Joaquim Felício – Josenópolis – Juramento

Lagoa dos Patos – Montes Claros – Padre Carvalho

Pirapora – Porteirinha – São Francisco

São João da Lagoa – São João do Pacui – Ubaí

 

Fonte: AMAMS/WEB TERRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo não pode ser reproduzido sem permissão do Administrador