O último Censo Agropecuário, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro, mostrou que a produção brasileira de leite cresceu 46,62% entre 2006 e 2017, passando de 20,57 bilhões de litros para 30,16 bilhões de litros. Minas Gerais tem participação importante nesse balanço, pois é o maior produtor de leite do Brasil.

Para fortalecer a cadeia leiteira do Norte de Minas, responsável por parcela considerável dessa produção, o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros promove duas palestras sobre produção de leite. O evento, gratuito, está marcado para a próxima segunda-feira (16), no Parque de Exposições, a partir das 17h30.

“Nosso Estado é o maior produtor de leite do Brasil. A pecuária leiteira pode e deve ser um nicho bem explorado pelos criadores norte-mineiros, mas é necessário ter conhecimento de técnicas e tecnologias para potencializar a produção”, afirma o presidente do Sindicato Rural, José Avelino Pereira Neto.

Na programação, o economista Ruy Padula vai falar sobre a “Eficiência na Produção de Leite e Pasto”. Especializado em nutrição e manejo de pastagem, Padula trabalhou por 25 anos na Nestlé e, após esse período, começou a atuar de forma independente nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima, Goiás e Minas Gerais.

O médico veterinário Carlos Pagani Netto também estará presente no evento, com a palestra “Produção de Leite A2 – Uma oportunidade de mercado”.

Graduado pela Unifenas em 1984, Pagani é funcionário da Secretaria de Agricultura de São Paulo desde 1988, possui MBA em Agrobusiness (FGV) e atuou como consultor na implantação de projetos sobre pecuária leiteira junto ao Banco do Nordeste. Pagani também é instrutor do Senar na área de pecuária leiteira.

“Esta é uma oportunidade para o produtor rural aprender mais sobre o setor e levar mais informação e profissionalização para a fazenda. É importante que estejamos sempre atualizados sobre o mercado, para conseguir produzir com qualidade e eficiência”, reforça Avelino.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (38) 3215-1058.

Fonte: onorte.net