Programação gratuita começa nesta sexta-feira (1) e conta com debates, palestras e exposições; encerramento será no dia 29 com o evento ‘Cultura afro em movimento’.
01/11/2019 – 13h40
Exposição Itinerante Africanidades e Religião pode ser visitada no prédio 2 da Unimontes — Foto: José Gomes/ Arquivo pessoal
O Mês da Consciência Negra será lembrado em Montes Claros com debates, palestras, exposições e outras ações voltadas para a igualdade racial e conscientização contra o racismo e a intolerância. A programação gratuita começa nesta sexta-feira (1) e segue até o dia 29 de novembro.
“Sempre usamos o mês de novembro para intensificar a luta de combate ao racismo e intolerância religiosa. A programação é importante para dar mais visibilidade a nossa luta de combate ao racismo. A sociedade vive muito em função de datas, mas a nossa luta é diária”, explicou José Gomes Filho, coordenador da igualdade racial.
As atividades são desenvolvidas pelo Conselho Municipal da Igualdade Racial e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Unimontes e Diretório Central dos Estudantes (DCE).
A abertura será às 9h desta sexta-feira no auditório do prédio 2 da Unimontes com a exposição itinerante “Africanidades e Religião”. Também nesta sexta-feira, no Espaço Mangueiras (em frente ao prédio da Reitoria), será realizado show cultural em prol do resgate da ancestralidade. “Essa exposição itinerante conta com fotos e instrumentos que são usados dentro das religiões, e vai trazer também informações sobre as religiões Candomblé e Umbanda”, disse José Gomes.
Confira a programação:
Dia 8
Será montada a Exposição “Africanidades e Religião” no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais. No mesmo dia, às 19h haverá uma mesa redonda “Ciência negra para a descolonização do saber” no auditório do prédio 1 da Unimontes.
11 a 14
Serão desenvolvidas atividades nas escolas municipais com abordagem do tema “plantão educativo: racismo e intolerância religiosa”.
Dia 20
No Dia da Consciência Negra, será realizada a 4ª Marcha contra o Racismo e Intolerância Religiosa de Montes Claros. A “marcha” sairá da Praça da Catedral, às 8 horas, percorrendo as ruas centrais da cidade, enfocando os temas “Ancestralidade”, “Respeito” (Re) Existência” e “Democracia”.
Dia 21
Audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros com o tema “Políticas públicas para o povo negro” às 19h30.
Dia 22
Mesa redonda “O Processo de desestigmatização das religiões de matriz africana” às 19h na Unimontes.
Dia 29
Encerramento com o evento “Cultura afro em movimento” às 18 horas, na área de estacionamento em frente ao prédio da Biblioteca Central, no campus-sede da Unimontes.
Fonte: G1