sexta-feira, 16 abril(38)99114-1908

Minas Gerais tem cidades em estado de emergência por causa da chuva e também por causa da seca

Com dimensões territoriais semelhantes às da Espanha, Minas Gerais tem hoje seis cidades que decretaram situação de emergência por causa da chuva e outras 147 que estão sofrendo com a seca.

Ninheira, no Norte de Minas, com cerca de dez mil habitantes, aparece nas duas listas. A prefeitura decretou situação de emergência por causa da estiagem no dia 27 de maio. A medida termina no dia 23 de novembro.

Já o decreto por causa da chuva foi feito no dia 25 de outubro e vai até abril do ano que vem. Ninheira é a única das seis cidades em emergência por causa da chuva que fica no Norte do estado. A região é uma das mais castigadas pela estiagem no estado.

Seca afeta mais de 100 cidades em Minas Gerais. — Foto: globo newsSeca afeta mais de 100 cidades em Minas Gerais. — Foto: globo news

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas previstas para o início de novembro atrasaram quase duas semanas. Algumas áreas do Norte e do Vale do Jequitinhonha registraram chuvas nos últimos três dias, mas ainda insuficientes para amenizar a seca.

Segundo a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa), pelo menos 34 cidades passam por racionamento de água. A maioria delas fica no norte do estado.

Já sobre a chuva, a Região Centro-Sul tem sofrido com as tempestades das últimas semanas. De acordo com o Inmet, as chuvas também demoraram para acontecer, mas a tendência agora é de pancadas no fim da tarde, tradicionais na primavera e no verão.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *