sábado, 10 abril(38)99114-1908

Operação GRILO, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar contra alvos que integram núcleos criminosos voltados para o tráfico de drogas.

policia

NOTA À IMPRENSA

 Na manhã da data de hoje, 11/12/2020, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagraram a Operação GRILO, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar contra alvos que integram núcleos criminosos voltados para o tráfico de drogas. No cumprimento das ordens judiciais, emanadas pelo Juízo da Vara de Execuções Penais e Inquéritos da Comarca de Januária/MG, foram empenhadas cerca de 21 viaturas e aproximadamente 65 policiais militares para cumprimento dos mandados nas cidades de Januária, Montes Claros, Japonvar, Brasília de Minas e Turvolândia. Com base em técnicas especiais de investigação, apurou-se que os alvos buscavam drogas no Estado do Espírito Santo e as revendiam em várias cidades, unindo de forma estável e organizada, com divisão e execução de tarefas, para abastecer o mercado de drogas nas cidades de Januária, Montes Claros, Japonvar, Brasília de Minas e outras do Norte de Minas. As investigações dão conta de que alguns integrantes contavam com a participação de donos de garagem de veículos que cediam veículos para que as drogas fossem buscadas no Estado do Espírito Santo. Além disso, parte do dinheiro arrecadado com a venda de drogas era trocado em veículos em garagens da cidade de Montes Claros. Durante as investigações, foram presas 10 (dez) pessoas, sendo apreendidas cerca de 37kg de maconha, 800 (oitocentos) gramas de crack, várias buchas e tabletes pequenos de maconha, vários pinos de cocaína, 01 (um) veículo Pick Strada, 24 aparelhos de telefone celulares, 01 (um) simulacro de arma de fogo, R$ 4533,00 (quatro mil quinhentos e trinta e três reais) em moeda nacional, 02 (duas) emulsões de dinamite, 01 (um) pávio detonante, 02 (dois) pen drives, 01 (um) carregador de tornozeleira eletrônica, alguns cartões bancários.

Dois dos mandados foram cumpridos na cidade de Turvolândia, onde se encontrava um foragido da justiça que foi preso, sendo ele um dos investigados da operação. O GAECO Regional de Montes Claros reitera o compromisso de priorizar o combate ao tráfico drogas em todo o Norte de Minas, de modo que atuações de maior envergadura continuarão sendo feitas rotineiramente na região, estratégia que serve para trazer a tranquilidade à sociedade ordeira recolocando ou mantendo em níveis toleráveis os índices de criminalidade violenta derivada do narcotráfico.

 

Flávio Márcio Lopes Pinheiro Promotor de Justiça Coordenador do GAECO Regional de Montes Claros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *