terça-feira, 19 outubro(38)99114-1908

Polônia e Unimontes intensificam acordo de intercâmbio

20/11/2019 – 16h20

wsedFoto: Gileno Alencar 

Unimontes ampliou a sua relação com a Polônia e, por isso, será inserida nas ações que reforçam a integração entre universidades e as empresas na inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Uma destas experiências está na parceria que a instituição tem em Lublin, na Polônia, de intercâmbio científico com financiamento pelo Programa “Erasmus” – iniciativa da União Europeia que promove a educação superior em cooperação com diversos países.

Na última quinzena, o professor Diogo Albuquerque, do Departamento de Economia da Unimontes, visitou a Universidade de Lublin para uma ministrar uma série de aulas e palestras para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição polonesa, além de professores de diversos países. “São propostas contempladas pelo programa de extensão “Economia e Mercado e Internacionalização (EMEI)”, desenvolvido a partir de parceria entre as duas universidades”, explica o professor.

Outra interação de destaque, segundo o professor, foi o curso para professores para professores de outros países da Europa, América Central, Ásia e África, ainda na experiência na Polônia. “Abordamos o modelo de inovação Universidade-Estado-Indústria e a importância da relação entre o setor público e privado para o desenvolvimento de inovação, com a participação de pesquisadores da Argélia, Bielorrússia, Indonésia, Lituânia, Marrocos, Panamá, Portugal, Romênia e Tunísia”.

A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou a parceria com a Universidade de Lublin em 2017, dentro do programa de extensão EMEI, por intermédio dos professores Cleuber Vieira, Marcos Fábio Martins, Sara Antunes e Sidnéia Souza (da Unimontes) e das professoras Ewa Bojar e Matilda Bojar (da instituição da Polônia).

Em 2018, os professores Diogo Albuquerque e Geraldo Reis visitaram a universidade polonesa para participar de um Congresso Internacional. As professoras Ewa e Matilda Bojar já visitaram a Unimontes em duas outras oportunidades, sendo a última delas no primeiro semestre deste ano. A cooperação envolve, ainda, a Universidade Nova de Lisboa, representada pelo professor Francisco Diniz.

Fonte: gazetanortemineira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *