Vacinação começa nesta sexta-feira (1º), Minas Gerais está livre da doença desde 2001. Estimativa é das regionais do IMA em Janaúba e Montes Claros.
Um milhão de animais devem ser imunizados na 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa no Norte de Minas Gerais, segundo estimativas do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O número é estabelecido com base nos 86 municípios que fazem parte das regionais de Montes Claros e Janaúba. A campanha começa nesta sexta-feira (1º), deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.
Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, a imunização é obrigatória, caso a vacinação não seja feita, o produtor pode ser multado em R$ 89,83 por animal.
Além disso, é necessário comprovar a aplicação da vacina até o dia 10 de dezembro, se isso não for feito, uma autuação de R$ 17,96 pode ser aplicada por cada cabeça. O produtor deve entregar uma cópia do documento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração ao IMA.
O IMA destaca que a vacinação é importante para garantir que Minas Gerais possa continuar livre da febre aftosa, condição atestada pela Organização Mundial da Saúde Animal em 2001. O Estado tem o segundo maior rebanho do país com cerca de 23 milhões de animais.
Sobre a doença
A febre aftosa é uma doença contagiosa e causada por um vírus, a transmissão ocorre pela saliva, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos animais doentes, e também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Os animais apresentam sintomas como febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas.
O IMA alerta que, se forem verificados animais com estes sintomas, o produtor rural deve imediatamente comunicar a unidade do IMA mais próxima de sua região. Consulte o endereço dos escritórios do IMA.
Fonte: G1