segunda-feira, 30 março(38)99114-1908

Zé Reis sugere adiamento das eleições municipais

O deputado Zé Reis sugeriu ao Tribunal Superior Eleitoral que seja analisada a possibilidade de adiamento das eleições municipais desse ano, em razão da pandemia coronavírus. Ele encaminhou ofício à ministra Rosa Weber, presidente do TSE e ao desembargador Rogério Medeiros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, pedindo a interferência dele junto ao TSE, pois entende que o eleitorado está preocupado com os impactos causados pela nova doença. O deputado é o primeiro político de Minas Gerais e fazer esse pedido e solicitou apoio da bancada de Minas Gerais no Congresso Nacional para viabilizar o pleito.

Na correspondência ao TRE-MG, o deputado norte-mineiro salienta que existe “uma preocupação que não aflige apenas este parlamentar, mas inúmeros outros colegas de parlamento, políticos locais e lideranças, que é o processo das eleições municipais de 2020. Em primeiro lugar, sensibilizado com a pandemia do Covid-19 (coronavírus) parabenizo a iniciativa do TRE-MG em suspender temporariamente, o atendimento presencial ao público nos cartórios, centrais e postos de atendimento em Minas Gerais, como forma de combater o possível contágio dos servidores e eleitores”.

Acrescenta que “porém, por mais acertada e necessária que esta medida tenha sido, pensamos também nas consequências práticas que isso pode trazer para as eleições que se avizinham. É que, com a falta de atendimento nestes postos, não estão seno realizados os recadastramentos e regularizações dos títulos eleitorais, o que pode fazer com que alguns municípios fiquem inviabilizados de realizar suas eleições sem nenhum risco ao resultado final. Levando em consideração outro ponto prático que fica prejudicado, que são os registros de filiações e diretórios partidários municipais, torna-se cada vez mais delicado prosseguir com o nosso maior processo democrático, que são as eleições”.

Por isso, segundo o parlamentar, a proposta é que “no intuito de resguardar a normalidade do processo eleitoral, considero justo e plausível que as eleições municipais que ocorrem em outubro, sejam adiadas, a fim de que os eleitores, e até mesmo os possíveis candidatos regularizem sua situação e possam proceder com o processo eleitoral sem nenhum vício”. A preocupação do deputado Zé Reis é que a suspensão do prazo de regularização dos títulos impede que os adolescentes acima de 16 anos possam fazer o seu título de eleitoral e participar do pleito desse ano. 

 

Fonte: GIRLENO ALENCAR/GAZETANORTEMINEIRA.COM.BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo não pode ser reproduzido sem permissão do Administrador